22 de jan. de 2010

O Noivo da Minha Melhor Amiga de Emily Giffin

O Noivo da Minha Melhor Amiga


A história começa com Rachel voltando ao seu passado juvenil: Quando conheceu a melhor amiga Darcy, metida e egoísta, os seus dilemas e suas invejinhas por não se sentir tão poderosa quanto a BFF.

O livro inteiro se desenvolve no fato de Rachel ter dormido com o noivo de Darcy, Dex, que, aliás, é o seu melhor amigo. Nas tentativas quase estúpidas de tentar esconder o fato de que ainda se encontra com ele, Rachel entra em dilemas sociais do tipo "o que é bem visto ou não pela sociedade" e o "medo de ser a pior melhor amiga". Por quê? Porque ela é a garota com a imagem de “perfeitinha”, “exemplo para a sociedade”.

Darcy, por outro lado, tem uma personalidade dominadora, manipuladora, -ora em todos os sentidos. Não vou estragar a história, mas honestamente personalidades como a dela e a de Dex não são realmente uma boa combinação.

Para ilustrar a relação Rachel-Darcy: egoísmo de Darcy, sua necessidade em ser melhor que as outras, enfim. E Rachel é a melhor amiga para satisfazer seu ego, por ter baixa estima e ser potencialmente favorável a desistir de suas decisões para não arrumar briga. Lembrando, Rachel é a certinha.

Mas por que é genial, sendo que toda a história se baseia no clichê de 'melhor amigo' e de 'protagonista fraca, ‘oi, sou certinha, mas quero me rebelar'?

Porque Giffin foi além disso tudo e ilustrou um arrependimento realmente humano seguido de um “vai catar coquinho” por parte de Rachel. Porque ser idiota e se deixar manipular por algum tempo não é algo fácil de engolir... Além do mais, a autora consegue te deixar espumando. É muita cara-de-pau, é muito drama, é realmente divertido pelo toque de humor e ironia. (Dupla repetitiva aqui!)

‘O Noivo da Minha Melhor Amiga’ tem uma continuação, Something Blue (traduzido para o Brasil, ‘Noiva Traída’), focado na Darcy e no que aconteceu depois de ser abandonada e tal. Eu só li o final e quase dei um tapa no meu computador. Comassim?

Tsc, continuações de personagens odiosos são um perigo.

Links:

Para comprar o livro (vale a pena, de verdade!)

Saraiva

Editora Nova Fronteira (para ler o primeiro capítulo!):

0 comentários:

Postar um comentário